Formulário de Contato

Descubra como rir em outros idiomas!

Descubra como rir em outros idiomas
Nas conversas cotidianas com brasileiros via aplicativos de mensagens, você certamente já escreveu ou leu, em momentos engraçados, algo como ‘‘kkkkkk’’, ‘‘hahaha’’ ou ‘‘rsrsrs’’, não é mesmo? Mas você sabia que a onomatopeia da risada pode ser traduzida para vários idiomas diferentes?

Caso você ainda não conheça o significado de “onomatopeia”, saiba que ela é a palavra formada a partir da reprodução similar de um som. Por exemplo, ‘‘au au’’ é a onomatopeia do latido de um cachorro, ou melhor, de dois latidos!

Considerando que as letras possuem sons diferentes conforme o idioma, é lógico supor que a grafia da risada também muda de acordo com a língua, certo? Além disso, fatores culturais de cada povo igualmente influenciam a maneira como as pessoas representam graficamente uma situação divertida no mundo digital.

Também vale a pena mencionar os famosos emojis, que são aquelas imagens que, como o próprio nome sugere, simbolizam emoções em conversas na internet. Porém, na verdade a etimologia desse termo tem outra explicação: em japonês, ‘‘e’’ significa ‘‘imagem’’, e ‘‘moji’’ quer dizer ‘‘letra’’. Expandindo a definição mencionada, um emoji seria uma espécie de representação universal de um sentimento, tendo em vista que pode ser compreendido por pessoas que falam idiomas distintos. Exemplo: 😄

Veja abaixo o resultado de uma extensa pesquisa que efetuei na internet acerca das principais onomatopeias usadas para rir online atualmente, do albanês ao vietnamita! Alguns termos podem estar gradualmente caindo em desuso ou se tornando mais populares, mas o famoso ‘‘hahaha’’ parece ser a risada mais comum no planeta. No entanto, dada a complexidade do mundo no qual vivemos, certamente há inúmeras outras formas de expressar alegria em caracteres além das listadas abaixo, assim como variações significativas segundo o país ou a região.

A partir de agora, mesmo que não compreenda nada de um diálogo em outro idioma, ao menos você saberá identificar que se trata de uma conversa bem-humorada!


Onomatopeias de risada por idioma:

  Albanês: hahaha
  Alemão: hahaha
  Árabe: hhhhhh
  Búlgaro: xaxaxa, xexexe
  Chinês (mandarim): hahaha, hehehe
  Coreano: kkkkkk, kekeke
  Dinamarquês: hahaha
  Espanhol: jajaja, jjjjjj
  Finlandês: hahaha
  Francês: hahaha, hehehe, mdr (mort de rire)
  Grego: xaxaxa
  Hebraico: nnnnnn, chachacha
  Hindi: hahaha, hehehe
  Holandês: hahaha
  Húngaro: hahaha
  Indonésio: wakakaka, wkwkwk, xixixi
  Inglês: hahaha, hehehe, lol (laughing out loud), lmao (laughing my a** off)
  Islandês: hahaha
  Italiano: ahahah, eheheh
  Japonês: wwwwww (warai)
  Malaio: ha3 (3 vezes ha, ou seja, hahaha)
  Norueguês: hahaha
  Persa: hahaha, mkm (ma khanda mikonom)
  Polonês: hahaha, hehehe
  Português: kkkkkk, hahaha, hehehe, rsrsrs (risos)
  Romeno: hahaha
  Russo: xaxaxa, xoxoxo, rrrrrr
  Sueco: hahaha, asg (asgarv)
  Tailandês: 555555 (5 se pronuncia ha)
  Turco: hahaha
  Ucraniano: rrrrrr
  Vietnamita: hahaha, hehehe, hihihi

Gustavo Weirich
Tradutor e Revisor
www.tradutordetextos.com.br
 
© Copyright Gustavo Weirich. Todos os direitos reservados. Reprodução do conteúdo somente permitida com a citação do autor e do site. Texto redigido originalmente em 2019.


 
Cartão de Visita.jpg