Formulário de Contato

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, também conhecida pela sigla CPLP, é uma organização internacional que engloba os países lusófonos, ou seja, nações cujo idioma predominante é o português, sexta língua mais falada no mundo atualmente, posicionada após mandarim, espanhol, inglês, hindi e árabe, respectivamente.
 
O objetivo da entidade é o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre seus associados, abrangendo uma população total de aproximadamente 270 milhões. Fundada no ano de 1996 por sete países, a organização atualmente conta com nove integrantes: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
 
A CPLP contribui para uma integração crescente dos países lusófonos. A última reforma ortográfica da língua portuguesa, ocorrida em 2009, auxiliou a padronização da escrita do nosso idioma, pois foram eliminadas algumas diferenças de grafia existentes entre os países supracitados. Outro exemplo concreto da maior união verificada nos últimos anos é a redução da burocracia para a circulação de pessoas nessas nações, tendo sido facilitada recentemente até mesmo a residência permanente para cidadãos oriundos de países integrantes da organização.
 
De minha parte, espero que a referida integração seja cada mais robusta. O fato de nós falarmos português não é mera coincidência, mas sim uma decorrência dos fortes laços históricos que nos unem. E mesmo conscientes de que no passado também houve episódios negativos, hoje somos maduros o suficiente para minimizarmos nossas diferenças e valorizarmos nossas semelhanças. Afinal, embora espalhados pelo mundo, todos constituímos a grande família lusófona! 🌏
 
Gustavo Weirich
Tradutor e Revisor
www.tradutordetextos.com.br
 
© Copyright Gustavo Weirich. Todos os direitos reservados. Reprodução do conteúdo somente permitida com a citação do autor e do site. Texto redigido originalmente em 2018.
Cartão de Visita - Gustavo Weirich - Tradutor e Revisor.jpg